protoboard-7

Aprenda a utilizar a protoboard.

Posted on Posted in Eletrônica, Tutorial

Protoboard

protoboard-840-furos-matriz-de-contatos-

Protoboard (ou Matriz de Contatos) é uma placa com centenas ou até milhares de furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais. A grande vantagem em se usar uma protoboard na montagem de circuitos eletrônicos é a facilidade de inserção de componentes (não necessita soldagem). As placas variam de tamanho, conforme a quantidade de furos, e as conexões são verticais e horizontais.

Usar uma protoboard portanto é uma maneira simples de começar a estudar e testar circuitos. Cada placa tem um esquema de furos interconectados linha por linha, sob a superfície. Isso torna possível conectar componentes e cabos simplesmente espetando-os, sem precisar solda-los. As linhas de condução são faixas de metal, conforme as figuras abaixo:

mini-protoboard-170-pontos-600x600 protoboard

 

Em um modelo básico de protoboard, notam-se várias linhas horizontais, separadas por um divisor central. Além dessas linhas de condução internas, existem uma ou mais faixas curtas de cada lado da placa. Você pode identificá-las, conforme o modelo, pelos sinais de positivo e negativo (ou às vezes indicação em vermelho ou azul em cada uma). Estas linhas na real são longas faixas condutivas conectadas no sentido vertical, usadas normalmente para plugar cabos de alimentação de voltagem (VCC) e saída para o terra (GND).

protoboard 2

O esquema de uma protoboard, ou seja, quais furos conectam-se em linha com quais, varia de modelo para modelo. Para descobrir isso, pode-se usar multímetro e um par de cabos:

– Ajustar o multímetro , ajustando-o para medir corrente continua.
– Espetar os cabinhos em dois furos.
– Medir a corrente que passa entre eles com o multímetro.
– Se o mostrador indicar continuidade, é porque os furos em questão estão conectados.

Segue exemplo de uma montagem com LEDs:

protoboard-7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.